A concorrência entre autoescolas é um assunto bastante comentado nesse segmento tão competitivo. Não é raro que muitos gestores se queixem da concorrência desleal, principalmente da sensação de que é preciso entrar numa verdadeira guerra de preços para sobreviver. Mas o ideal de qualquer negócio deve ser o crescimento e não a ideia de “apenas se manter vivo”, você concorda?

Por mais trabalhoso que possa ser, usar estratégias inteligentes tem tudo a ver com o sucesso da sua empresa. Uma dessas estratégias é conhecer bem o seu concorrente, sem a intenção de copiá-lo e perder sua própria identidade, mas para entender quais são os pontos fortes e fracos dele.

Se você tem o propósito de fazer sua autoescola crescer e se destacar no mercado, sem arriscar o patrimônio entrando em guerras de preços, continue lendo. Vamos mostrar alguns motivos que podem estar fazendo seu CFC perder para a concorrência, e ajudar você a ponderar possíveis soluções pra isso.

Hoje, a gestão de autoescolas exige visão estratégica

Você já viveu grandes mudanças nos últimos anos e sabe que tirar habilitação já não é mais tão simples quanto antigamente. Esse processo já foi bem mais rápido e menos burocrático.

Hoje em dia, esse mesmo processo exige das autoescolas um serviço completo de assessoria aos alunos. São muitos trâmites burocráticos e regras que mudam a todo instante, o horário de funcionamento é bem maior e ainda precisa ter profissionais especializados em gestão, ensino, e muito mais.

Diante de tudo isso, como ter tempo pra focar na gestão da autoescola? Essa é uma das maiores ‘dores’ dos gestores, pois quando se tira o foco do planejamento e estratégias, sobra espaço para desorganização e perdas.

A seguir, vamos mencionar algumas dicas que podem ser aplicadas imediatamente no seu CFC para trazer esse foco na gestão de volta.

Nosso intuito é livrar seu CFC de cair em guerras de preços, apostando mais nos diferenciais que somente a qualidade do seu serviço pode garantir para vencer a concorrência entre autoescolas.

Concorrência entre autoescolas: destaque seus pontos fortes

Na maioria das vezes, existem razões comuns para uma autoescola perder espaço para a concorrência. O problema é que a correria do dia a dia não deixa esses gestores pararem para perceber onde estão os pontos de melhoria que poderiam ser aplicados.

Muitos desses pontos são tão simples que, ao serem descobertos, são seguidos pela expressão “como não vi isso antes?“. Se este for o seu caso, não desperdice energia procurando culpados, mas parta para a ação, pois sempre é possível virar o jogo a favor da sua empresa.

Vamos às dicas que vão ajudar sua autoescola a se livrar da guerra de preços e vencer a concorrência pela qualidade:

1. Facilite ser encontrado na internet

Sua autoescola pode fazer um bom trabalho nas redes sociais, mas e nos buscadores? Sim, estamos falando de mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo e tantos outros, que todos nós usamos quando:

  • Queremos tirar uma dúvida o mais rápido possível;
  • Precisamos resolver um problema o quanto antes;
  • Queremos comprar um produto ou contratar um serviço;
  • Desejamos saber mais sobre uma empresa.

Já pesquisou por sua autoescola em algum buscador desses? Tire a prova e digite “Autoescola em (sua cidade)” e veja se o seu CFC aparece entre os resultados.

Se o seu CFC apareceu nos resultados, ótimo! Agora coloque-se no lugar do usuário do buscador e verifique se é fácil entrar em contato com a sua autoescola ou se ele vai precisar dar vários cliques para encontrar essa informação.

Veja também, se o usuário vai encontrar um site da sua autoescola pra saber mais sobre ela. Se tiver um site, analise se as perguntas mais comuns dos interessados nos seus serviços estão respondidas lá. Só esse cuidado já desafoga sua equipe de atendimento e desocupa o telefone.

Agora, se a sua autoescola não aparece nos buscadores, considere criar uma ficha no Google Meu Negócio, pelo menos. Depois disso, pense em investir no próprio site, mesmo que seja simples, pois é nele que a maioria das estratégias de captação de clientes acontecem.

2. Ganhe mobilidade para gerenciar sua autoescola de onde estiver (e mais rápido)

Muitos CFC’s começaram com o proprietário sendo um antigo instrutor ou despachante de trânsito. Só de imaginar essa rotina, já é fácil perceber que este profissional não consegue ficar preso o dia inteiro dentro da empresa para gerenciá-la.

O bom é que hoje a tecnologia já oferece maneiras do gestor saber tudo o que acontece na empresa, mesmo quando ele não está presente fisicamente no local.

Através de sistemas para autoescola mais inteligentes, é possível ter um panorama completo das vendas, do financeiro e até acessar o cadastro de alunos sem sair do lugar, pelo computador ou smartphone.

Essa mobilidade garante que o gestor tome decisões baseadas em dados e não em achismos. Principalmente agora, que a acirrada concorrência entre autoescolas exige uma gestão preparada para agir na hora certa.

Proprietários e gestores de CFC’s de sucesso já contam com um sistema que possibilita acesso administrativo remoto via internet e um aplicativo para autoescola que lhes permite conhecer toda a movimentação do CFC em tempo real.

Veja também: Como se prevenir contra a inadimplência na autoescola

3. Tenha uma gestão financeira eficiente, sem se desgastar pra isso

A conta bancária do concorrente parece maior que a sua? Em alguns casos pode até ser, mas na maioria das vezes o faturamento de uma autoescola de sucesso é muito bem controlado através de uma boa gestão financeira.

Com a análise de informações do período, somada a avaliação correta de todos os custos, lucros, retorno de investimento, ações promocionais, etc, fica mais fácil saber quando algo está trazendo resultados positivos.

É importante ter esse controle bem organizado, pois se algo não está indo bem, o gestor tem tempo hábil para tomar decisões que protejam o negócio.

Se a equipe da sua autoescola ainda usa papel e planilhas do Excel para gerenciar entradas e saídas de dinheiro, provavelmente o tempo necessário para realizar esse controle é bem maior. Não perceber que algum aluno está inadimplente também é comum acontecer.

Tenha em mente que a tecnologia pode ser sua maior aliada no controle financeiro, pois o objetivo dela é realizar conciliações e tarefas que demoram horas em segundos, praticamente no automático.

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4. Promova um atendimento que impressiona de primeira

Um atendimento super qualificado é ágil, rápido e inteligente. É quando seus alunos e potenciais clientes se sentem atendidos em suas demandas de forma profissional, educada e sem perdas de tempo.

É totalmente diferente daquele tipo de atendimento onde o cliente fica aguardando muito tempo em filas de espera porque seus funcionários estão atarefados demais em meio a papeladas e burocracias.

Então, se o seu CFC está tendo dificuldades em agilizar o atendimento, muitas vezes o problema está na falta de ferramentas adequadas para sua equipe extrair o melhor de si.

Além disso, é muito frustrante chegar ao final do dia e sentir que o cansaço é grande, mas os resultados foram pequenos, justamente por causa da falta de ferramentas adequadas para trabalhar bem.

Quando os colaboradores tem as ferramentas certas para desenvolver um bom trabalho, eles se tornam mais engajados. De nada adianta economizar no que é fundamental, a ponto de engessar a rotina do seu CFC, tornando-o ultrapassado e improdutivo.

Outra dica importante é entender bem seu público-alvo. Os alunos de hoje querem mais opções de atendimento, através de canais online e mais ágeis, com uso de aplicativos que facilitam o agendamento de aulas. Esteja disponível nestes canais, principalmente agora com o acirramento da concorrência entre autoescolas.

Há meses atrás, o atendimento online nas autoescolas era uma tendência que nem todas estavam preparadas ou dispostas a investir. Mas a pandemia e o distanciamento social aceleraram esse processo, tornando os canais digitais  uma realidade. E mais: já virou questão de sobrevivência para as empresas.

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Livre seu CFC das guerras de preços na concorrência entre autoescolas

Dinheiro sobrando não é o que faz a diferença no mercado. Pense em todas as situações que você conhece ou ouviu falar de casos de fortunas perdidas em pouco tempo. O que faz diferença mesmo são as boas estratégias de gestão!

Então, se você se sente vivendo um período de intensa concorrência entre autoescolas, com guerras de preços ou o que chamamos de aspectos desleais, concentre suas energias em buscar a inteligência necessária para virar esse jogo.

Gestão eficiente se faz analisando dados confiáveis, sobre o que está dando certo, o que pode melhorar e até com os erros do passado. Por isso, foque nos recursos financeiros, de pessoas e de tempo que você tem agora e veja como pode melhorá-los através de soluções mas inteligentes, que são simples de implementar. Para o que precisar, conte com nossa equipe!

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