Você já pensou em usar o WhatsApp na autoescola para melhorar o atendimento? Se você ainda não cogitou a ideia, dê só uma olhada nesses números…

Segundo uma pesquisa da Mobile Time, site de notícias especializado em mercado de tecnologia móvel, o volume de mensagens trocadas no WhatsApp entre clientes e empresas cresceu 251% em 2021. Os principais fatores para esse crescimento estão associados a pandemia e a necessidade dos empresários investirem mais em canais de comunicação.

Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Infobip, plataforma de comunicação omnichannel desenvolvida pela Opinion Box e o Mobile Time, mostra que 80% dos clientes já utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. A principio, o motivo por trás desse contato está na busca por informações (82%), suporte técnico (68%) e compras de produtos e serviços (57%).

Ou seja, o WhatsApp já pode ser considerado uma das ferramentas mais importantes para melhorar o atendimento da autoescola. E pode, sobretudo, ser usada para aumentar as vendas.

Quer saber como usar o aplicativo no seu CFC e garantir uma melhor experiência para o aluno?

Então veja nesse post qual a importância de melhorar o atendimento ao cliente, quais são as vantagens de usar o WhatsApp para atendimento no CFC e como a sua autoescola pode utilizar o aplicativo na prática.

Vamos lá?

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Importância de melhorar o atendimento da autoescola

Você sabia que uma das formas mais eficazes da autoescola se destacar da concorrência é proporcionando experiências que geram impactos positivo no aluno? A questão é que, para fazer isso, é necessário aplicar uma série de estratégias como, por exemplo, melhorar a comunicação interna e o atendimento.

O atendimento da autoescola sempre deve ser feito de modo estratégico, desde o primeiro contato até o pós-vendas. Isso significa que o CFC precisa contar com um time que sabe usar o tom de voz certo com o público, e que está 100% envolvido para esclarecer dúvidas, resolver problemas e instruir os alunos durante todo o curso de formação.

Mesmo depois que o cliente passa na prova, a autoescola precisa se colocar à disposição caso algum equívoco ocorra com o pedido da CNH. Do contrário, pode não garantir a total satisfação do aluno e diminuir as chances de receber novas indicações.

WhatsApp na autoescola: quais são as vantagens?

As vantagens de usar o WhatsApp para atendimento no CFC são muitas, mas como queremos ser objetivos, iremos destacar apenas as principais. Confira!

1- Diversidade na comunicação

Um dos grandes diferenciais do WhatsApp é que a autoescola não precisa depender apenas de mensagens de textos para se comunicar com o aluno. Ela pode também enviar áudios, encaminhar imagens e principalmente fazer chamadas por voz e vídeo em tempo real.

Além de mensagens, áudios e imagens, a equipe do CFC ainda pode enviar anexos e compartilhar o contato de professores com alunos. Ou seja, existem diversas formas de se relacionar pelo app e tornar a comunicação mais  simples.

2- Mais economia

Antigamente as empresas não tinham outra escolha a não ser se comunicar por meio de SMS, ligações ou correspondência, e isso tinha um custo. Contudo, hoje é possível recorrer ao aplicativo do WhatsApp para trocar mensagens, entregar ofertas e esclarecer dúvidas de graça.

Já imaginou precisar ligar para todos os alunos avisando que o CFC vai ficar fechado por conta de um imprevisto, e ter que depender apenas de ligações e SMS? Além de perder um tempo valioso entrando em contato, a autoescola pode ter que pagar um valor significado pela realização de tantas chamadas.

3- Maior alcance de público

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha WhatsApp, não é mesmo?

Ainda de acordo com a pesquisa da Infobip, o aplicativo já está instalado no smartphone de cerca de 99% dos brasileiros. Isso significa que, além de propor mais diversidade na comunicação e gerar mais economia, as autoescolas têm a oportunidade de usar o aplicativo para alcançar um número cada vez maior de pessoas.

whatsapp para melhorar o atendimento do CFC: mulher segura símbolo do Whatsapp

Como usar o WhatsApp para atendimento no CFC

Agora que você já sabe a importância de melhorar o atendimento da autoescola e quais são as vantagens de usar o WhatsApp para atendimento no CFC, que tal conferir 4 dicas práticas para começar a utilizar o aplicativo hoje mesmo?

 1- Defina um número comercial para se comunicar com o cliente

O primeiro passo para usar o WhatsApp na autoescola é definir um número comercial específico para atender o aluno. Nesse sentido, o seu CFC pode fechar contrato com uma operadora para ter acesso a um número fixo, ou comprar um chip para celular.

2- Estabeleça horários para atendimento

Depois que definiu um número comercial para se comunicar com o aluno, a empresa precisa estabelecer horários fixos para prestar o atendimento da autoescola. Ao fazer isso, o CFC não só consegue administrar melhor a agenda, como certificar que os clientes e alunos só enviarão mensagens quando necessário e no tempo certo.

3- Separe as mensagens comerciais e pessoais

O WhatsApp é um canal de comunicação bastante pessoal. Assim, para que o aluno não se arrependa de ter passado esse número para a autoescola, separe as mensagens que possuem fins comerciais das pessoais. Se o aluno começar a receber promoções que não fazem parte do seu interesse, por exemplo, ele pode eventualmente bloquear o número do CFC e isso tende a afetar a comunicação.

4- Utilize chatbots

O chatbot é um programa de computador que consegue simular o comportamento humano durante uma conversação. Dessa forma, a autoescola pode recorrer a essa nova tecnologia dentro do WhatsApp para responder mensagens enviadas fora do horário de expediente, como é o caso de feriados e finais de semanas.

Dessa forma, podemos ver que os recursos do WhatsApp na autoescola são inúmeros e conseguem beneficiar a empresa de muitas formas. O aplicativo até pode ter ganho popularidade por facilitar o contato entre amigos e familiares, mas as suas funcionalidades são tão incríveis que conquistaram, também, o mundo dos negócios.

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