Você sabe como fazer o planejamento anual para sua autoescola?
2023 está começando e não existe melhor forma de se preparar para ele, senão fazendo um planejamento anual. É nesse plano que a sua autoescola vai definir quais são as metas, os objetivos e o que será preciso fazer para alcançar cada uma delas.
Veja a seguir como fazer o planejamento anual para a autoescola e prepare-se para colher bons frutos em 2023!
O que é um planejamento anual
O planejamento anual nada mais é que um documento onde o seu CFC deve inserir todas as metas, objetivos e estratégias. É por meio dele que a sua autoescola vai direcionar todas as ações ao decorrer do ano, e identificar o que deu certo ou errado neste período.
O principal objetivo do planejamento é orientar toda a equipe do CFC, impedindo que ela se desvirtue. E isso, claro, impacte de alguma forma o alcance das metas.
A importância do planejamento anual
O planejamento anual é muito importante porque ajuda a sua autoescola a direcionar todas as ações ao longo do ano, mas não é só isso.
Ao elaborar o plano, o seu CFC consegue identificar onde precisará investir os recursos. E essa visibilidade contribuirá para a sua equipe administrar melhor as finanças e manter o controle sobre tudo o que entra e sai do caixa.
Como fazer o planejamento anual para autoescola
Muitos CFCs acreditam que fazer o planejamento anual dá muito trabalho, mas a verdade é que estruturar o plano é mais simples do que parece. Basta seguir o passo a passo abaixo:
1- Avalie os resultados anteriores
A primeira coisa que a sua autoescola precisa fazer é avaliar os resultados que teve no ano anterior (2022). Geralmente, recorre-se à DRE (Demonstrativo de Resultados) para fazer essa análise, documento que evidencia todas as operações de uma empresa.
- Quanto o seu CFC teve de receita em 2022?
- Qual foi o total de gastos?
- Quais valores pertencem às despesas financeiras, gerais e administrativas?
Essa análise vai ajudar a sua autoescola a perceber se realmente colheu bons resultados ou se o ano foi afetado com prejuízos.
2- Identifique quais foram os erros e acertos
Depois de avaliar os resultados do ano anterior, a sua autoescola precisa identificar quais foram os erros e acertos.
- O valor anual da receita foi bom? O que o seu CFC fez para alcançar esse resultado?
- A soma das despesas ficou muito alta? Por que a sua autoescola teve esses gastos?
- O número de alunos caiu? Qual foi o motivo que levou a essa queda?
Nessa etapa é importante colocar todas as informações no papel para, no futuro, conseguir comparar com os novos resultados de 2023.
3- Defina novas metas e objetivos
Após identificar os erros e acertos, é hora de definir as novas metas e objetivos para 2023. Vale lembrar que as metas precisam ser realistas e condizentes com a situação atual da sua autoescola, do contrário toda a equipe do seu CFC pode se frustrar e isso impactar ainda mais nos resultados.
Exemplos de metas:
- Aumentar o número de clientes em 30%;
- Reduzir as despesas administrativas em 25%;
- Coletar de 15 a 20 cases de sucesso para enriquecer o site da sua autoescola;
- Diminuir feedback negativo dos alunos em 80%.
O interessante, nessa etapa, é usar números para trazer mais clareza sobre as metas. Nada de estabelecer objetivos “enigmáticos” que podem confundir a equipe.
4- Ordene as estratégias
O que vai ser necessário para o seu CFC atingir as metas e objetivos acima? Quais ações precisam ser colocadas em prática para a sua autoescola alcançar um maior volume de vendas, reduzir as despesas e aumentar a satisfação dos alunos?
Assim que definir as metas, o seu CFC precisa ordenar todas as estratégias que serão aplicadas ao longo do ano para atingir os objetivos. Por exemplo:
- Para diminuir o feedback negativo dos alunos, a sua autoescola vai melhorar o atendimento ao aluno e a execução das aulas.
- Para reduzir as despesas administrativas, vai investir em um sistema para autoescolas para automatizar processos e limitar gastos com material de escritório.
- Para aumentar o número de clientes, vai investir em marketing digital para alcançar mais leads em potencial.
Aqui, quanto mais detalhadas as estratégias, melhor. Dessa forma será mais fácil para toda a equipe do seu CFC executá-las.
LEIA TAMBÉM | Marketing para autoescolas: como atrair mais alunos?
4- Provisione as despesas
Além de definir objetivos e ordenar estratégias, a sua autoescola também precisará provisionar todas as despesas no planejamento anual. Isso para impedir que os gastos desnecessários ocorram e eles gerem um impacto negativo no seu caixa.
- Quanto será a folha mensal de pagamento?
- Qual o valor dos impostos?
- Quais e quantos veículos precisarão de manutenção no ano?
5- Programe os investimentos
Outro ponto de atenção ao fazer o planejamento anual para autoescola é programar todos os investimentos. Primeiro, para que o seu CFC identifique o quanto de recursos precisará levantar, e segundo, para que saiba no que esses recursos serão investidos.
- A autoescola vai investir em novas tecnologias para otimizar processos e o atendimento ao aluno? Quais são essas tecnologias e qual o valor do investimento?
- Vai investir em marketing? Qual será o valor mensal para que as estratégias surtam efeito?
- O seu CFC precisa adquirir um veículo novo daqui a seis meses? Quanto pretende dar de entrada no automóvel e qual será o valor das futuras parcelas?
6- Tenha uma reserva de emergência
Por último, não podemos esquecer de mencionar a reserva de emergência. É importante que a sua autoescola tenha um planejamento anual para direcionar as ações, mas também é importante que compreenda que imprevistos acontecem e que essas situações podem vir a afetar a execução do plano.
Assim sendo, nossa dica é: tenha uma reserva de emergência. Dessa forma a sua autoescola pode se prevenir financeiramente contra eventos inesperados e seguir com mais tranquilidade todas as ações estratégicas definidas no planejamento anual.
E aí, preparado para elaborar o planejamento anual da sua autoescola? Se gostou do conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter para receber as novidades diretamente no seu e-mail!