Marketing para autoescolas: quais são as estratégias que o seu CFC utiliza?

Quando o foco é atrair mais alunos, a autoescola precisa elaborar um plano estratégico realmente assertivo. Não basta apenas entrar em contato com diversas pessoas aleatórias, apresentar o seu CFC e torcer para que alguma delas feche negócio. É preciso saber se comunicar com o seu público e, principalmente, mostrar a ele por que a sua autoescola é a melhor.

Mas, como fazer com que o CFC seja notado? O que fazer para atrair a atenção dos potenciais alunos? Qual é o melhor método para chegar até esses clientes? Quais canais utilizar para estreitar a comunicação?

Todas essas perguntas serão respondidas agora, neste artigo! 😎

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Mas antes, por que o marketing para autoescolas precisa ser bem pensado?

O CFC não é uma empresa comum que comercializa produtos. O foco está na prestação de serviços, então as estratégias de marketing precisam ser pensadas para despertar o interesse das pessoas sobre os serviços e, consequentemente, transformar esse interesse em vendas.

Hoje, muitas das estratégias são voltadas para os canais digitais porque o alcance de pessoas é grande e não requer investimentos tão altos. Mas isso não significa que os esforços do seu CFC precisam ser concentrados unicamente em sites e redes sociais.

Se você aplicar as estratégias certas, a sua autoescola pode usufruir o melhor dos dois mundos e, com isso, aumentar as chances de atração.

4 estratégias de marketing para aplicar na autoescola

Agora que já vimos que as estratégias de marketing para autoescolas precisam ser pensadas para despertar o interesse das pessoas sobre os serviços prestados pelo CFC, vamos analisar 4 ações estratégicas que ajudam a atrair mais alunos. 

1- Proporcione uma boa experiência aos alunos

Usar o marketing digital pode trazer resultados realmente impressionantes, mas a melhor forma da autoescola chegar até o seu público-alvo continua sendo por meio de indicações. 

Quando um aluno tem uma boa experiência com a autoescola, ele faz questão de mencionar isso a outras pessoas. E essas pessoas, por sua vez, desenvolvem um interesse genuíno em conhecer o CFC e fazer as aulas.

Porém, se um aluno não gostar do atendimento do CFC ou ficar insatisfeito com os serviços dos instrutores, o resultado pode ser muito negativo e ao invés de indicar a empresa, pode falar para outras pessoas não fazerem negócio com a autoescola. 

Por isso, lembre-se:

Sempre procure proporcionar uma boa experiência ao aluno, desde o primeiro contato até o pós-vendas. 

2- Invista em mídias sociais para ser visto

Quem não é visto não é lembrado, e essa frase se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de negócio, inclusive em autoescolas.

Antigamente, a estratégia mais usada para ser visto consistia em fazer publicações em jornais, revistas ou até mesmo aparecer na televisão. Mas com o avanço tecnológico, essas medidas não são mais necessárias.

Hoje, praticamente todas as pessoas têm um smartphone na palma da mão, e boa parcela desses usuários está conectada à internet. Ou seja, é muito mais fácil para o seu CFC chegar até o público-alvo por meio de mídias sociais do que por canais antigos de comunicação. 

Instagram, Blog, Site, Youtube, Facebook, enfim. Invista em mídias sociais para o seu CFC ser visto e lembrado em um momento de decisão. Não só isso, consiga estreitar as relações.

autoescola nas redes sociais

Leia o artigo “Autoescola nas redes sociais: upgrade para conquistar mais alunos”

3- Faça parcerias

Outra estratégia bastante interessante para atrair mais clientes consiste em fechar parcerias com outras empresas. A sua autoescola pode, por exemplo, conversar com o diretor de uma indústria ou o reitor de uma universidade para deixar panfletos e banners oferecendo descontos exclusivos para quem é funcionário, professor ou aluno da instituição.

Também pode fechar parcerias em eventos e seminários para abordar temas importantes como cuidados no trânsito e revisão de veículos. Dessa forma você consegue mostrar para as pessoas que o seu CFC se preocupa em formar bons alunos, é comprometido com o cliente e entrega serviços de qualidade. 

4- Cadastre os dados do CFC no Google Maps

Como as pessoas pesquisavam um endereço ou número de telefone até alguns anos? Por meio de listas telefônicas. Contudo, hoje as listas não existem mais e praticamente todas as pesquisas são feitas na internet. 

Por isso, é muito importante que o seu CFC faça o cadastro correto de todos os dados no Google. Dessa forma, quando uma pessoa estiver procurando uma autoescola na sua região, será muito mais fácil para ela localizar a sua empresa.

Além disso, no Google as pessoas podem avaliar as experiências que tiveram com as empresas. Então, a plataforma pode ser útil para os seus alunos avaliarem a sua autoescola e ajudarem outros potenciais clientes a conhecerem e fecharem negócios com o seu CFC e não do concorrente. 

Viu só como atrair mais alunos pode ser simples, apenas adotando algumas estratégias de marketing para autoescolas?

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