Fidelizar alunos é importante para que um Centro de Formação de Condutores (CFC) continue crescendo.  Mas, se você não sabe por onde começar a planejar suas campanhas de vendas e fidelização, se parece que nada tem dado certo, talvez seja hora de dar uma olhada com carinho no cadastro dos alunos.

Normalmente o cadastro de alunos fica em uma área do sistema que você utiliza aí, no seu CFC. Nele, estão dados como nome, CPF, telefone do cliente….

Mas você já parou pra pensar que o cadastro não é apenas “um simples cadastro”? Ou você só abre essa tela quando precisa gerar documentos?

No cadastro de alunos estão os dados mais importantes e, por isso, ele guarda o segredo das ações de vendas e fidelização que são um sucesso. Não acredita? Vamos explicar!

O potencial escondido no cadastro de alunos

Muitos gestores de autoescola ainda não perceberam o poder que o cadastro de alunos otimizado possui.

Também não é raro que a correria do dia a dia faça com que os funcionários do CFC acabem deixando alguns campos de informações do aluno em branco.

Mas, um cadastro otimizado é o segredo das campanhas de vendas e fidelização de alunos que funcionam de verdade.

Manter os dados do aluno sempre atualizados é só o começo da estratégia. Claro que isso é fundamental para um controle eficiente até mesmo do financeiro da empresa.

Mas o que poucos conseguem ver é que o cadastro de alunos é uma porta de entrada para novos clientes (e para mais lucros).

Dito isso, agora vamos te mostrar como aproveitar todo o potencial do cadastro para fidelizar alunos e atrair novas oportunidades de vendas:

Motivos para seu CFC ter um cadastro de alunos otimizado

No mínimo, sempre que você precisar manter contato com o aluno por qualquer motivo, será preciso procurar informações no cadastro. Se todos os dados estiverem completos e atualizados, essa tarefa se torna mais fácil.

Mas o que poucas autoescolas fazem é continuar a relação mesmo depois que o aluno terminou o curso ou processo de habilitação.

Tendo um cadastro otimizado, futuramente você terá informações suficientes para estabelecer uma boa relação pós-vendas. Com isso, terá chances de fomentar o retorno desse aluno ao seu estabelecimento, oferecendo novos serviços.

Por conta dessa relação amigável, seu CFC poderá vir a receber indicações até mesmo de ex-alunos para fechar contratos com novos clientes.

Percebe o poder do cadastro de alunos em suas mãos? Usando esses dados com inteligência, seu CFC consegue boas interações e se diferencia!

Como aproveitar melhor os dados do cadastro de alunos

Sua autoescola deve ter um meio de comunicação eficiente com os alunos, seja por SMS, e-mail, telefone ou aplicativo próprio. Através desse meio de comunicação, você pode criar várias ações para fidelizar alunos e fechar mais negócios. Veja algumas dessas ações:

Divulgue promoções e novidades

Você pode divulgar novos cursos, promoções, descontos e outras novidades para todos os alunos cadastrados na sua base de clientes. Com isso, não precisa ficar esperando que um anúncio na rede social da autoescola seja visto.

Afinal, a batalha pela atenção do seu aluno nas redes é cada vez maior. Então, nada melhor que ir direto ao alvo utilizando o seu canal de comunicação próprio com os alunos.

Envie pesquisas e receba feedbacks

Esse contato próximo, também vai permitir que você receba feedbacks dos alunos. Pra isso, basta criar pesquisas e enviá-las aos alunos cadastrados.

Assim, você fica sabendo como está sendo a experiência deles com o seu CFC e pode comemorar o que está dando certo, assim como aprimorar pontos de melhoria no momento ideal.

Envie lembretes importantes

Outra vantagem do cadastro de alunos atualizado é que os os dados completos da CNH de cada um deles ficam registrados na autoescola.

Com esses dados, você poderá avisá-los que o prazo de expiração do documento está se aproximando, e com isso abrir as portas para fazer novos negócios.

Os serviços da autoescola também são muito vantajosos quando existe alguma alteração a ser feita na Carteira Nacional de Habilitação do cliente. Por exemplo:

  • A inclusão ou exclusão do nome de casada;
  • Alteração do número de CPF incorreto;
  • Retirada de indicação do uso obrigatório de lentes corretivas ou óculos no campo observação da cédula, quando esses acessórios não forem mais necessários.

Reduza até 90% do tempo gasto com a rotina de cadastros e integrações entre sistemas. Agilize o atendimento, interaja melhor e conquiste mais alunos para sua autoescola com o iCFC.

 

As três partes importantes do cadastro de alunos

Um bom cadastro de alunos precisa conter  informações valiosas para abrir novas oportunidades de negócio e permitir a continuidade do relacionamento com as pessoas registradas nos bancos de dados. Por isso, é necessário entender – e construir – os cadastros em três partes:

1. Cadastro Comum

A primeira parte é o que todo cadastro possui, ou seja, a identificação básica do aluno. Aqui, constam dados como: nome completo, endereço, telefones, e-mail, números dos documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, dentre outros.

2. Cadastro de perfil

O segundo conjunto de dados indica o perfil do aluno. Nele, constam as preferências e as necessidades de cada um deles e isso inclui aqueles dados que diferenciam um cliente do outro. Por exemplo: uso de óculos, portador de CNH especial para pessoas com deficiência, etc.

3. Cadastro do histórico de compras

Este é o terceiro nível de informações e diz respeito ao histórico de compras, cursos e serviços utilizados pelo aluno, além dos contatos feitos com cada pessoa.

Registrar com exatidão os cursos e a quantidade de contatos feitos com um aluno ou ex-aluno, como a periodicidade das mensagens enviadas ou de chamadas realizadas, vai impedir que aconteçam contatos repetidos e inoportunos com a pessoa. E isso vai poupar tempo e dinheiro para sua autoescola.

Conclusão

Chegando ao final deste artigo, vale lembrar que os dados cadastrais precisam ser atualizados de tempos em tempos, pois as pessoas mudam de endereço, de telefone e podem precisar novamente de seus serviços para alterar dados da CNH no futuro.

Com tudo isso, podemos concluir que para seu CFC ter mais sucesso no mercado, não basta saber como captar mais clientes, é preciso também cultivar os cadastros bem feitos e atualizados para fidelizar alunos e continuar crescendo.

Quer uma ajuda para manter o cadastro dos clientes em dia, atrair mais alunos e melhorar a interação com eles? Fale conosco e experimente o iCFC!

 

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