Emitir recibos da autoescola é uma tarefa que provavelmente você realiza com frequência, afinal tratam-se de documentos que não podem ficar pra depois. Mas você consegue fazer isso com facilidade ou essa é uma tarefa desgastante pra sua equipe? Neste artigo, vamos abordar a importância da emissão de recibos para seus alunos e como realizar isso da maneira mais simples, praticamente no automático. Confira! 

Gerenciar uma auto escola é um trabalho complexo, que demanda atenção, organização e planejamento, principalmente quando falamos de organizar documentos fiscaisO problema é que os serviços administrativos, quando não estão bem organizados, acabam atrapalhando o fluxo de trabalho e ocupando boa parte do tempo.

Algumas autoescolas já abandonaram a emissão manual de recibos e optaram por automatizar esta tarefa para otimizar tempo. Porém, ainda existem muitos estabelecimentos onde ainda é preciso parar o que se está fazendo para emitir os recibos de pagamento manualmente.

Enquanto esse processo for manual, há grandes chances de quem realiza o atendimento esquecer de emitir algum recibo e essa falha pode acabar gerando problemas maiores para sua empresa.

Ao saber o quanto esse processo de emitir recibos toma tempo e dá margem para erros, você pode estar se perguntando:

É realmente necessário emitir recibos na autoescola?

Sim, todo negócio deve emitir recibo. O recibo é um direito do cliente e um dever do estabelecimento. Ele é um documento com validade fiscal que tem como finalidade comprovar o recebimento de um valor referente à realização de um serviço ou venda de um produto.

Não emitir recibo, além de gerar problemas fiscais, passa uma imagem negativa da empresa para o cliente. Mas também pode gerar impactos negativos no controle financeiro do CFC.

Quando lidamos com o fluxo de caixa é necessário atenção para que o controle dos valores que entram e saem do caixa seja fiel. Essas informações demonstram se a empresa está indo bem ou se precisa de atenção em algum ponto. Portanto, se todo esse trabalho for manual, a margem de erro se torna maior e o controle das vendas pode acabar sendo incorreto.

Por que emitir recibos manualmente não é eficiente?

Já imaginou seu negócio num dia movimentado e você ou seu funcionário atendendo mais de um cliente por vez? Adicione a este cenário ter de emitir recibo para estes clientes, seja referente às mensalidades, seja na quitação de taxas diversas e de repente seu bloco de recibos acaba!

Esse cenário, ainda que com bloco de recibos reserva é bem comum. Quem trabalha com atendimento sabe que preencher recibo manualmente ocupa um bom tempo e não é nada prático.

Se você colocar na ponta do lápis quantos minutos perde preenchendo recibos no CFC multiplicados pelo número de pagamentos que sua empresa recebe por dia, irá perceber quanto tempo está perdendo por não automatizar a emissão de recibos na sua autoescola.

Com o uso da ferramenta de gestão financeira correta para seu CFC, é possível emitir recibos de maneira mais prática e ainda cumprir as regras fiscais. O software para autoescolas iCFC pode te ajudar com isso e muito mais (confira nossos planos).

Como emitir documentos de forma automática no CFC?

Como você pôde ver, emitir recibos no CFC é algo necessário e não deve ser evitado. Automatizar a emissão de recibos na sua autoescola irá tornar todo o processo mais prático, de modo que você evite falhas e ganhe tempo para se dedicar ao seu negócio.

Essa ação também vai permitir a execução de tarefas mais importantes para o crescimento do seu negócio, como por exemplo, planejar a estratégia de vendas.

Ter um software para CFC torna a emissão de todos os documentos automática, deixando o processo mais prático e rápido. O iCFC automatiza a emissão de recibos para cada pagamento recebido com facilidade, garantindo o cumprimento das regras fiscais e a aumentando a credibilidade da sua autoescola com o cliente.

Além disso, o iCFC mantém a gestão financeira da sua empresa organizada pra que você tenha controle total das vendas e fluxo de caixa. 

E aí, precisa de uma ajuda para otimizar a emissão de recibos na sua autoescola? Fale com nossa equipe e peça uma demonstração do iCFC para automatizar esse processo.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Aproveite para se inscrever abaixo, na newsletter gratuita, e receba os próximos artigos diretamente no seu e-mail.

 

Gostou desse artigo?

Inscreva-se gratuitamente e receba novos conteúdos em primeira mão no seu e-mail!

Deixe uma resposta