Você sabe qual é a importância de gerenciar a frota do CFC?

Se a sua autoescola está gastando muito com a manutenção dos veículos, os condutores estão abastecendo mais que o ideal ou os alunos estão mostrando sinais de insatisfação com as aulas, isso indica que está na hora do seu CFC fazer (ou melhorar) o gerenciamento.

A gestão de frota não é importante apenas para reduzir os custos com veículos. Para a autoescola, fazer esse controle pode ajudar o CFC a melhorar o desempenho dos condutores, aprimorar a experiência do aluno e até aumentar a credibilidade no mercado.

Não sabe como a gestão de frota do CFC funciona? Sem pânico! Neste post mostramos tudo que a sua autoescola precisa fazer para garantir um gerenciamento de sucesso!

Vamos lá? 😃

Reduza até 90% do tempo gasto com a rotina de cadastros e integrações entre sistemas. Agilize o atendimento, interaja melhor e conquiste mais alunos para sua autoescola com o iCFC.

Mas antes, o que é gestão de frota?

A gestão de frota é uma prática que envolve gerenciar os veículos usados para o transporte ou prestação de serviços. No caso do CFC, esse controle inclui veículos como motos, caminhões, ônibus e automóveis. Ou seja, todos os veículos adquiridos para a realização das aulas.

Como os instrutores dependem dos veículos para ensinar aos alunos sobre direção, o CFC precisa assegurar a qualidade e disponibilidade de todos esses ativos, concorda? Do contrário, será impossível para realizar as aulas.

Por que gerenciar a frota do CFC?

Fazer a gestão de frota é muito importante para a autoescola manter todos os veículos em dia.

Já imaginou um instrutor estar em uma aula com um aluno e o veículo simplesmente parar de funcionar? Isso pode gerar desconforto para o profissional e o aluno.

Agora, imagine que um dos automóveis está com problema nas pastilhas de freio e que a equipe do CFC não tem conhecimento sobre isso. A falta de informação pode colocar em risco a segurança dos alunos e instrutores que usarem esse veículo. Já pensou em todos os danos que isso pode acarretar?

Além de manter os veículos em dia, fazer a gestão de frota também é importante para o CFC reduzir os custos e gerar mais economia para a empresa. Afinal, é por meio do controle que a autoescola vai monitorar a necessidade de manutenção e se programar financeiramente para pagar pelas peças e mão de obra.

Paradas não programadas nos veículos podem trazer uma série de prejuízos para o CFC, entre os principais:

  • Altos custos de manutenção;
  • Atraso na conclusão das aulas;
  • Insatisfação dos alunos;
  • Perda de credibilidade.

Ou seja, podemos concluir que gerenciar a frota do CFC é extremamente importante para a autoescola garantir a segurança do aluno, economizar e, claro, manter os negócios competitivos.

Como gerenciar a frota do CFC

A frota do CFC costuma ter um grande volume de veículos, então o gerenciamento pode ser um pouco complexo dependendo de cada autoescola. Mas não se preocupe! Abaixo preparamos uma lista com as principais etapas para simplificar a gestão de frota de qualquer CFC. Confira!

1. Conheça os veículos que compõe a frota

A primeira coisa que o seu CFC precisa fazer é conhecer todos os veículos que foram adquiridos e estão sendo usados pelos instrutores. Nesse momento, o ideal é que sua autoescola liste todos os bens em uma planilha ou utiliza um software para manter as informações atualizadas.

Ano do veículo, número de placa, características, históricos, enfim. Quanto mais informações a sua autoescola tiver salvo, maior será o conhecimento sobre os veículos que compõe a frota.

2. Faça o levantamento dos gastos com combustível e manutenção

Após listar todos os veículos, será preciso que o seu CFC faça o levantamento dos gastos com combustível e manutenção. Essa etapa é muito importante para identificar a existência de padrões para realizar reparos e consertos, inclusive a frequência de abastecimentos.

Com base nessas informações, a sua autoescola conseguirá ter um controle mais amplo sobre os gastos e, com isso, definir estratégias mais acertadas para reduzir esses custos.

despesa-com-veículos-da-autoescola

3. Provisione as despesas

Feito o levantamento dos gastos com combustível e manutenção? Então chegou o momento de provisionar as despesas com base nessas informações.

  • A manutenção dos automóveis mais novos ocorre a cada seis meses?
  • Será preciso pagar todos os impostos no início do ano?
  • Os veículos precisam ser abastecidos no período de três dias?

Analisar todas essas questões podem ajudar o seu CFC a organizar melhor o orçamento e impedir que o caixa fique negativo em algum momento.

4. Realize a manutenção preventiva nos veículos

A manutenção preventiva utiliza práticas que ajudam a preservar peças e componentes. Ou seja, é uma modalidade que foca em manter a qualidade dos veículos, realizando reparos e consertos de forma estratégica e em períodos programados.

Realizar a manutenção preventiva é uma excelente forma do seu CFC reduzir os custos com manutenção porque minimiza a incidência de falhas e erros. Também para aumentar a segurança dos alunos e a confiabilidade da frota.

5. Controle rotas e trajetos

Outra dica importante para garantir uma gestão de frota de sucesso é controlar os percursos realizados nas aulas. Aqui a sua autoescola pode recorrer a dispositivos de rastreamento e aplicativos para saber quais trajetos estão sendo visitados pelos instrutores, e se eles realmente condizem com as rotas definidas pela equipe.

6. Monitore o desempenho dos instrutores

Além de conhecer os veículos, fazer o levantamento dos gastos com combustível e manutenção, provisionar as despesas, aplicar a manutenção preventiva e controlar os trajetos, o CFC também precisa monitorar o desempenho dos instrutores.

Ao monitorar o desempenho, sua autoescola consegue resolver questões relacionadas a gastos desnecessários com combustível, bem como atrasos das aulas.

7. Invista em tecnologia

O sucesso de uma boa gestão de frotas está relacionado a forma com que o CFC coleta, arquiva e usa as informações. Antigamente as autoescolas faziam todo o controle de forma manual, dependendo de planilhas, papéis e arquivo físico. Mas hoje, com o surgimento de novas tecnologias, as operações não precisam ser tão burocráticas.

Ao investir em um sistema como o iCFC, por exemplo, sua autoescola consegue lançar, armazenar e acessar as informações sobre os veículos em um único espaço. Não só isso, pode inserir dados de gastos com combustível e outras despesas por QR Code, e monitorar as manutenções necessárias para cada veículo da frota.

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

Assine a newsletter gratuita do iCFC!

* indicates required

Deixe um comentário