Por que a autoescola deve montar um planejamento pedagógico do CFC? À primeira vista, pode parecer que é apenas para controlar os métodos e conteúdos repassados aos alunos. No entanto, sua importância vai muito além e pode, inclusive, ajudar a autoescola a sobressair à concorrência.
Não acredita? Então, confira neste post porque você deve fazer o planejamento estratégico pedagógico na autoescola e como elaborar um plano de aula para CFC de sucesso.
Mas antes, o que é um planejamento pedagógico do CFC?
O plano de aula para CFC nada mais é que um documento com os assuntos que precisam ser repassados em aula, bem como métodos e recursos financeiros necessários para as ações de ensino. Pode conter, por exemplo, cronogramas, propostas educacionais, entre uma série de outras informações.
Por que o planejamento pedagógico do CFC é importante?
Quando o aluno se matricula na autoescola, ele não pensa em outra coisa a não ser fazer a prova e tirar a CNH.
O fato de ter que presenciar aulas para conseguir a habilitação costuma ser “chato”, mas isso não necessariamente está relacionado ao conteúdo. E, sim, na forma com que os professores costumam repassar as informações.
Ficar sentado em uma cadeira por mais de 1 hora, ouvindo sobre regras de trânsito não parece divertido, certo? Você certamente já passou por essa experiência ao conquistar a CNH.
Nesse sentido, montar um plano de aula para CFC é importante para repassar todas as informações necessárias ao aluno. Mas, também, para motivá-lo a ficar na aula e se manter atento aos conteúdos.
Além disso, o planejamento pedagógico também tem um papel indispensável para a autoescola manter o controle sobre as finanças que envolvem ações de ensino. E, como vai incluir várias pessoas (aluno, professores, condutores, etc), o plano de aula para CFC sempre deve ser feito de modo estratégico para beneficiar todas as partes.
5 dicas para fazer o planejamento estratégico pedagógico na autoescola
Como mencionamos acima, o planejamento estratégico pedagógico na autoescola é um documento com todos os assuntos que precisam ser repassados em aula, bem como métodos utilizados e recursos. Entretanto, a autoescola pode sair do padrão, customizar o planejamento e deixá-lo mais dinâmico para o aluno e o professor.
Em seguida, confira algumas dicas interessantes que separamos para ajudar na construção de um bom planejamento pedagógico do CFC.
1- Identifique os pontos fortes e fracos das aulas
Em qual momento das aulas os alunos costumam ser mais participativos? É quando o professor levanta questionamentos, apresenta slides ou conta uma situação estranha que já presenciou no trânsito? Ao mesmo tempo, quais os períodos em que eles se sentem mais desmotivados?
Identificar quais são os pontos fortes e fracos das aulas pode ser o caminho para descobrir como os alunos gostam de receber as informações, e o que a autoescola precisa fazer para melhorar a didática.
2- Peça o feedback dos alunos
Assim como identificar pontos fortes e fracos, pedir feedback é outra forma de descobrir o que pode ser melhorado nas aulas.
Essas perguntas podem ser feitas no final da aula ou no início, mas sugerimos analisar o comportamento dos alunos para descobrir se eles realmente estão dispostos a contribuir e passar o feedback. Você também pode pedir sugestões do que eles gostariam de assistir, ouvir ou presenciar na próxima aula. E, com base nisso, aprimorar a sua metodologia.
3- Pense em estratégias para corrigir os problemas
Percebeu que os alunos estão insatisfeitos com a didática e que muitos estão reprovando nas provas? Então pare o que está fazendo nesse exato momento, e comece a pensar em estratégicas para resolver esses problemas.
- Como posso melhorar as aulas?
- Como posso repassar a informação de forma mais dinâmica?
- Será que eu continuo usando a apostila, ou preparo uma sequência de slides para os alunos absorverem o conteúdo de forma visual?
- Como posso explicar para um aluno que ele está cometendo erros na direção?
- Será que preciso fazer a troca de horário para conseguir mais foco do aluno?
O professor pode se colocar no lugar do aluno para saber a forma com que ele mesmo gostaria de reter as informações. E imediatamente aplicar melhorias na sua própria abordagem.
4- Estabeleça metas realistas
Qual é o objetivo da autoescola com o planejamento pedagógico do CFC? É só passar informações, formar todos os alunos ou superar a concorrência? É conseguir mais destaque no mercado, manter um número “x” de clientes em carteira ou aumentar o faturamento?
Por último, estabelecer metas realistas também é importante para a autoescola montar um plano de sucesso. Afinal, é com base nos objetivos que a CFC vai definir os recursos necessários para as ações de ensino, direcionar bem os seus professores e verificar o que precisa ser feito para o atingimento das metas.
Para simplificar ainda mais a construção desse plano, preparamos um modelo de planejamento que pode ser usado pelo seu CFC para a formação de curso de condutores. Você pode fazer o download aqui e aplicá-lo hoje mesmo na sua autoescola!
Viu só como fazer o planejamento estratégico pedagógico na autoescola não precisa ser complicado? Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como elaborar o plano, deixe um comentário que nós te ajudamos!