Olá, proprietário de CFC! Tudo certinho por aí?

Neste artigo iremos abordar um assunto muito comentado: o controle financeiro de autoescola. A saúde financeira é sempre algo muito importante, não é? Então aproveite as dicas e depois, conte-nos o que você achou. Vamos lá?

O principal objetivo de qualquer negócio é ser bem sucedido em seu mercado de atuação, recebendo resultados positivos ao final de cada mês, concorda conosco? E, com as autoescolas não funcionaria diferente.

Para que uma empresa cresça, é essencial que haja um controle financeiro eficiente, além de possuir um plano de negócios bem definido e a gestão de uma equipe qualificada.

Portanto, para que esta meta seja atingida, o caminho é longo e árduo. De antemão, podemos afirmar que o planejamento e a estruturação de estratégias de crescimento devem ser constantes, pois com uma equipe focada e com um bom plano sendo executado, o sucesso é somente questão de tempo.

Um plano não é nada, mas um planejamento é tudo! 

Em outras palavras, o controle financeiro evita endividamentos, possibilita investimentos e coloca a sua empresa em destaque, se comparada à concorrência. Além disso, ao saber com exatidão o que você ganha e gasta, fica mais claro e assertivo organizar o orçamento para planos futuros.

Pensando nisso, separamos as melhores dicas sobre o controle financeiro de autoescola, confira abaixo e saia na frente dos seus concorrentes:

Por que o controle financeiro de autoescola é importante?

A falta de um controle financeiro é um dos grandes motivos de falência de empresas. Dados do IBGE apontam que 6 em cada 10 negócios fecham as portas antes de completarem 5 anos, e o motivo, para muitos especialistas, está ligado às finanças.

Sim, é um frase que impacta, mas não é segredo para ninguém. Dessa forma, torna-se notório que a gestão do negócio é um dos fatores importantes para o sucesso, principalmente, quando relacionada às finanças.

Nesse sentido, se não existe um planejamento, inviabiliza-se muitas ações que visam organizar, gerir e coordenar os próximos passos de desenvolvimento dentro de um estabelecimento.

Ou seja, planejar e controlar o financeiro de um CFC são ferramentas indispensáveis para conduzir de maneira eficiente o seu negócio, visto que com ele em mãos, você pode tomar decisões com mais confiança e direcionar investimentos.

Outro ponto importante, trata-se da possibilidade de ver com mais clareza os períodos de alta e de baixa, podendo programar-se para os momentos de menos receita entrando, por exemplo. Contudo, CFC’s que preocupam-se com o seu financeiro crescem mais rápido, melhorando cada vez mais a estrutura do centro de formação.

Boa gestão é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos vão querer trabalhar e lidar com eles.

O que é um controle financeiro de autoescola?

O controle financeiro de uma autoescola está diretamente conectado ao seu fluxo de caixa, visto que através dele o gestor consegue entender qual é a situação financeira do CFC.

Com essa análise, podemos mensurar resultados futuros e corrigir eventuais falhas ou erros, estimando quando é um bom período para realizar investimentos.

Desse modo, o controle financeiro significa prever ações, estimar recursos e planejar estratégias, em prol de um objetivo em comum, que precisa ser cumprido.

Reduza até 90% do tempo gasto com a rotina de cadastros e integrações.

Ganhe inovação, inteligência e integração para seu CFC conquistar mais alunos.

Assim, as transações financeiras, o capital de giro, as despesas e receitas devem estar contidas no planejamento do seu negócio, administrando as entradas e saídas de recursos financeiros relativos à vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas e assim, registrando todo o processo cíclico e burocrático.

Entre os principais métodos de Controle Financeiro, se destacam:

  1. Fluxo de caixa;
  2. Gestão orçamentária;
  3. Análise do ponto de Equilíbrio e Lucratividade;
  4. Demonstrativo do Resultado do Exercício;
  5. Balanço Patrimonial;
  6. Gestão de custos.

Como começar?

Para que a virada de chave de seu CFC comece, tenha em mente que nada pode ser baseado na intuição ou no “achismo”. Tudo precisa ter fundamentos comprovados e informações cabíveis com a realidade e demanda do seu negócio.

Entretanto, desenvolver métodos próprios e estipulando metas para a gestão, conseguirmos traçar um caminho seguro para seguir. Afinal, fica muito mais fácil caminhar com progresso quando sabemos onde estamos indo, não é?

Como tudo na vida, os começos podem ser desafiadores, mas fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar. Além disso, mesmo que você já controle parcialmente o financeiro de sua autoescola, fique por aqui e confira dicas para otimizá-lo e torná-lo cada vez melhor. Veja abaixo:

Como começar a controlar o financeiro de uma autoescola

Dica 1 para controle financeiro de autoescola: movimentação bancária

A nossa primeira dica está relacionada aos cadastros em bancos e a sua atualização. De início, pode parecer um pequeno detalhe, mas se ampliarmos a visão, conseguimos entender que é nos detalhes que moram os principais erros.

Desse modo, deixe os seus dados bancários sempre atualizados e forneça meios de pagamento condizentes e atuais, facilitando o processo de controle e de recebimento. Ademais, separe contas pessoais e profissionais, pois assim, as análises de relatórios e a gestão da receita fica organizada e de fácil compreensão.

Ou seja, a movimentação bancária deve possuir fim exclusivo para o seu CFC, impedindo que gastos pessoais sejam contabilizados e gerem desorganização em seu controle financeiro. Essa dica também impede que transações sejam esquecidas, pois todas elas são essenciais para uma gestão eficiente.

Portanto, monitorar a sua movimentação bancária é indubitável, caso você queira crescer e desenvolver a sua empresa. O mais importante aqui é que com essa análise seja possível tomar decisões, fazer concessões e melhorar a qualidade do controle financeiro.

Dica 2: Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro por período possibilita que depois de cada etapa uma comparação seja feita, ou seja, você poderá ver o que entrou e saiu e assim, avaliar seu orçamento e o capital de giro.

O primeiro passo para executar um  bom planejamento financeiro é saber exatamente onde a sua empresa está, reconhecendo as suas demandas e todo o perfil do

seu negócio. Além disso, projete cenários diferentes e desafiadores, obtendo dados valiosos sobre tomadas de decisão necessárias em momentos críticos.

Posteriormente, defina objetivos, mapeie ações e crie metas realistas. Lembre-se de mensurar os resultados e de documentar tudo para que possa ser avaliado futuramente. Uma dica

bem relevante é a criação de um plano de contas, representando as movimentações econômicas, norteando os trabalhos contábeis e registrando operações.

O plano de contas é a estrutura do seu financeiro, através dele você poderá classificar a que grupo pertencem as despesas, receitas e investimentos lançados, quanto mais organizada estiver essa parte, maior será a clareza na análise de relatórios.

Dica 3 para controle financeiro de autoescola: Fundo de reserva

Assim como em todo negócio, os imprevistos acontecem e ter gastos inesperados é mais comum do que imaginamos. Desse modo, para que esses impactos não prejudiquem a saúde financeira do seu negócio, é aconselhável seguir um modelo de controle financeiro que gere acúmulo de capital, criando um excedente para amortizar gastos inesperados.Movimentação bancária de autoescola

Sendo assim, o fundo de reservas garante que você e sua empresa possuam um recuo, que poderá ser utilizado em momento de aporte de investimento, por exemplo. Possibilitando assim, alçar voos mais altos e com mais segurança.

Dica 4: Tecnologia

A utilização de tecnologias na gestão financeira de CFC’s pode transformar, acelerar e otimizar os processos burocráticos e demorados, trazendo agilidade e precisão nas informações controladas.

Dessa forma, já existem no mercado softwares que possibilitam o controle eficiente e até mesmo, remoto, dos dados financeiros de uma autoescola; gerando gráficos inteligentes dos resultados obtidos semanal e mensalmente. Portanto, a utilização da tecnologia torna possível que ferramentas gerem e armazenem dados relevantes sobre o seu negócio.

Sobretudo, você consegue centralizar as informações e abandonar as planilhas de Excel, trazendo mais automação e autonomia ao seu estabelecimento. Por fim, por meio da tecnologia, você expande seu tempo e inova os seus processos.

Não existe nada que o impeça de fazer o que deve ser feito.

E você? É dono de uma autoescola e precisa de software para otimizar seu tempo, organizar seu negócio e interagir com seus clientes? O iCFC oferece inovação, inteligência e integração para a sua empresa. Experimente agora mesmo!

Tudo certo até aqui? Se você ficou com alguma dúvida sobre controle financeiro de autoescola, deixe um comentário que nós te ajudamos. Se este conteúdo foi útil para você, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos artigos diretamente no seu e-mail.

Gostou desse artigo?

Inscreva-se gratuitamente e receba novos conteúdos em primeira mão no seu e-mail!

Deixe uma resposta