A equipe do seu CFC sabe como calcular a rentabilidade e lucratividade da autoescola?
Por mais que a rentabilidade e a lucratividade estejam diretamente relacionadas ao lucro, esses indicadores têm objetivos distintos. Portanto, possuem cálculos diferentes.
Saber calcular cada um deles é muito importante para a autoescola entender, de fato, como está sua saúde financeira e, em cima desses valores, tomar ações estratégicas mais inteligentes.
Neste artigo mostraremos qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade, como é feito o cálculo desses indicadores e de que forma sua autoescola pode aumentar os lucros seguindo apenas 4 dicas.
Vamos lá? 😎
Lucratividade x Rentabilidade: qual a diferença?
A lucratividade é um indicador que mostra a capacidade de uma empresa gerar lucro após abater todas as despesas, os impostos e demais custos. A rentabilidade, por outro lado, é uma métrica que exibe o quanto a empresa teve ou pode ter de retorno com uma aplicação.
Ou seja, a lucratividade está voltada para a margem de lucro da autoescola, enquanto que a rentabilidade foca no retorno gerado pelos investimentos.
Por que calcular a rentabilidade e lucratividade da autoescola é importante?
Calcular a lucratividade da autoescola é muito importante para o CFC descobrir se está tendo lucro nas suas operações. Já a rentabilidade, para identificar se um investimento foi ou pode ser vantajoso para os negócios.
Digamos que em um determinado mês, a autoescola teve um faturamento de R$ 130 mil. À primeira vista, esse resultado parece ser muito bom. Mas…
- Quais foram os custos e as despesas que o CFC teve nesse mesmo período?
- Será que essa quantia será suficiente para cobrir todos os gastos?
- Vai sobrar alguma coisa para a autoescola após fazer as deduções?
Agora, digamos que surgiu uma oportunidade para a sua autoescola renovar a frota.
- Será que trocar os veículos nesse momento é vantagem?
- Quanto tempo será necessário para o seu CFC ter retorno sobre esse investimento?
Para responder essas perguntas, a autoescola deve calcular os indicadores de lucratividade e rentabilidade.
Cálculo para descobrir a lucratividade da autoescola
Descobrir o indicador de lucratividade não é difícil. Tudo que a autoescola precisa fazer é aplicar a seguinte fórmula:
Lucratividade (%) = Lucro líquido / Receita bruta x 100
O lucro líquido consiste no lucro que o seu CFC teve após abater todas as despesas e custos. Se as vendas totalizaram R$ 130 mil e os gastos R$ 81 mil, por exemplo, o valor do lucro líquido será R$ 49 mil.
Lucro líquido = Receita total – Custo total
Lucro líquido = 130.000 – 81.000
Lucro líquido = 49.000
Já a receita bruta consiste na soma de todos os valores que a autoescola recebeu no período. Nesse caso, e com base no exemplo acima, esse valor será os R$ 130 mil.
Se aplicarmos então esses números na fórmula, teremos uma lucratividade de:
Lucratividade (%) = 49.000 / 130.000 x 100
Lucratividade (%) = 37,69%
Ou seja, dos 100% que a autoescola faturou no mês, 37,69% foi lucro.
Como descobrir a rentabilidade
Da mesma forma que na lucratividade, a autoescola também precisa aplicar uma fórmula para descobrir o indicador de rentabilidade.
Rentabilidade (%) = Lucro Líquido / Investimentos x 100
Como no caso dos investimentos o prazo para pagamento geralmente é maior, o ideal é que a autoescola faça uma média do valor do lucro líquido anual. Assim, se cogitarmos que o lucro líquido no mês foi de R$ 49 mil, o lucro líquido no ano girará em torno de R$ 588 mil.
Lucro líquido anual = lucro líquido mês x 12 meses
Lucro líquido anual = 49.000 x 12
Lucro líquido anual = 588.000
Agora, vamos imaginar que o seu CFC decide trocar a frota de veículos e que o valor para investimento é R$ 800 mil. Nesse caso, a rentabilidade da aplicação será:
Rentabilidade (%) = 588.000 / 800.000 x 100
Rentabilidade (%) = 73,5%
Dizer que a rentabilidade é 73,5% equivale a dizer que, para cada R$ 1,00 investido, o CFC obtém um lucro líquido de cerca de R$ 0,73. Ou seja, o investimento vale a pena.
Dicas para aumentar a lucratividade da autoescola
Calcular a rentabilidade e lucratividade é muito importante para a autoescola entender como está sua saúde financeira e se é possível fazer novas aplicações em um determinado tempo.
No entanto, só entender esses números não basta para o CFC ter sucesso no mercado. É preciso, também, aplicar estratégias que visam aumentar os ganhos.
Abaixo, veja algumas dicas que preparamos e que podem ajudar a sua autoescola a ter mais lucro.
1- Feche parcerias com fornecedores
Uma das formas mais assertivas de aumentar a lucratividade da autoescola é fechar parcerias com fornecedores. Isso porque, ao fazer isso, o CFC consegue garantir preços mais baixos e diminuir seus custos totais.
2- Aumente a carteira de clientes
Além de fechar parcerias, aumentar a carteira de clientes também é uma forma interessante do seu CFC aumentar os lucros. Afinal, com mais clientes, o faturamento mensal da autoescola é maior.
3- Reduza custos
Reduzir custos também é uma dica eficaz para aumentar a lucratividade. Ao reduzir as despesas e os custos, sobra mais dinheiro para a empresa aplicar ou manter no caixa.
Investir em um software de autoescola, por exemplo, é uma forma de reduzir os custos já que a empresa pode mitigar o consumo de papel. Adotar bons hábitos e instruir os colaboradores também, já que reduz o uso de água e energia elétrica.
4- Reavalie preços
Outra forma de aumentar o lucro da autoescola envolve o reajuste de preços.
A inflação pode fazer com que o preço do combustível e outros produtos aumente. Então, sempre é importante fazer um reajuste no início do ano para que o seu CFC não sofra com o aumento geral nos preços e acabe tendo prejuízos.
Preparado para colocar as dicas acima em prática?
Já sabe como fazer o cálculo de rentabilidade e lucratividade da autoescola?
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