Quer saber se os alunos estão ou não satisfeitos com o atendimento da sua autoescola? Então você precisa aplicar uma pesquisa de satisfação no seu CFC!
Existe uma forma da autoescola descobrir se os alunos estão realmente satisfeitos com as aulas e o atendimento: pesquisa de satisfação. É por meio desta pesquisa que o CFC vai conseguir identificar quantos alunos estão gostando da experiência com a empresa, e quantos estão propensos a indicar a autoescola para outras pessoas.
Em lojas de varejo, é comum vermos totens de autoatendimento que questionam o cliente após uma compra (ou até mesmo durante ela). Mas, no caso do CFC, existem outras formas de aplicar a pesquisa e melhor, sem requerer muito investimento.
Quer saber quais são esses métodos? Continue com a gente!
O que é uma pesquisa de satisfação
Antes de mostrarmos quais são as formas de aplicar a pesquisa na sua autoescola, é muito importante que você entenda o que é a pesquisa de satisfação e qual a sua importância nos dias atuais.
A pesquisa de satisfação é uma espécie de questionário onde o cliente pode avaliar – de forma quantitativa ou qualitativa – qual o seu nível de satisfação com a empresa.
Por exemplo:
De 0 a 10, como foi a sua experiência de compra?
Você indicaria a empresa para um amigo ou familiar? (Sim/ Não)
Qual é o seu nível de satisfação com a compra? (Insatisfeito/ Satisfeito/ Muito satisfeito)
Por que aplicar uma pesquisa de satisfação no CFC é importante
Uma autoescola só vai conseguir aplicar melhorias no seu negócio quando sabe se o cliente está satisfeito. Se não tiver uma forma de comprovar isso ou manter esses dados registrados, ela provavelmente vai achar que tudo está funcionando 100% o tempo todo, e que as ações e metodologias aplicadas são suficientes.
Nos dias atuais existe muita competitividade no mercado e o cliente está cada vez mais exigente com aquilo que consome – e isso envolve também o atendimento. Proporcionar uma experiência que seja agradável, benéfica e que atende as necessidades do cliente é, portanto, mais importante do que só oferecer um bom preço.
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3 formas de aplicar a pesquisa de satisfação no CFC
Agora que você já sabe o que é uma pesquisa de satisfação e qual a importância de aplicá-la no CFC, confira 3 formas de aplicar o método na sua própria autoescola.
1 – WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo que está praticamente em todos os dispositivos móveis. Justamente por isso, seu CFC pode usar a ferramenta para questionar cada uma das pessoas que compõem o quadro de alunos.
Pelo app você pode encaminhar o link para um formulário no Google Docs, por exemplo, ou até mesmo usar chatbots para colher as informações automaticamente.
2 – E-mail
O e-mail também pode ser usado para realizar pesquisas de satisfação. Após concluir todas as aulas e tirar a carteira, o CFC pode enviar o formulário para o endereço eletrônico de cada aluno.
Geralmente, as empresas fazem apenas uma pergunta para avaliar o nível de satisfação. Mas, caso queira entender mais o que motivou o aluno a dar uma resposta, você pode elaborar um questionário com uma série de questões indagando o porquê de estar satisfeito (ou insatisfeito) ou até o que ele sugere para melhorar o atendimento da autoescola.
3 – Redes Sociais
Redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn são excelentes para engajar com o cliente, pedir opiniões e descobrir suas preferências. Em uma publicação, stories ou grupos é possível elaborar enquetes e colocar caixinhas de perguntas, por exemplo, e em cima disso coletar respostas que ajudam na análise de satisfação do cliente.
Cuidados ao elaborar uma pesquisa de satisfação
Como mencionamos, o seu CFC pode enviar apenas uma pergunta para avaliar o nível de satisfação dos clientes. Mas, se preferir fazer um formulário completo para coletar mais informações do aluno, é muito importante considerar os seguintes pontos de atenção:
Quantidade ideal de perguntas
Para que o aluno queria realmente contribuir com a pesquisa, você não pode lançar 20 perguntas e esperar que ele responda a todas com o mesmo entusiasmo. O seu CFC precisa elaborar as perguntas certas e, de preferência, na quantidade ideal para não roubar muito tempo do cliente.
Nossa sugestão é um formulário com, no máximo, 5 perguntas.
Ordem lógica de perguntas
A ordem das perguntas também é importante na hora de elaborar a pesquisa. Isso facilita a compreensão do aluno e elimina a probabilidade de erros ao dar as respostas.
Local para enviar a pesquisa
Para que o aluno responda o questionário, é necessário que ele primeiramente acesse o documento. Por isso, antes de enviar a pesquisa, certifique que você está no local que o seu cliente está e usa com frequência. Não adianta mandar a pesquisa por e-mail e o aluno acessar esse canal apenas uma vez por mês. Escolha o ambiente onde o seu aluno está, e que garantem mais chances dele responder.
Viu só como aplicar uma pesquisa de satisfação no CFC é simples?
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