Autoescola nas redes sociais: upgrade para conquistar mais alunos
Nos dias atuais, as redes sociais são um importante veículo de informação para o comércio. Isso pois, com a expansão e acessibilidade da internet no mundo atual, permite que esse meio de comunicação seja utilizado para divulgar e promover os seus serviços.
Isso só é possível porque neste local, está presente grande parte do seu público-alvo, principalmente quando falamos de autoescola, em que sua persona é predominantemente jovem.
Pensando nisso, separamos neste artigo upgrades que você pode fazer nas redes sociais de autoescola, visando atrair cada vez mais clientes e assim, encaminhar o seu negócio até o sucesso. Confira abaixo:
Autoescola nas redes sociais: como usar?
Como já falamos anteriormente, as redes sociais são um meio de comunicação poderosíssimo, que se bem utilizado, pode prospectar novos clientes e fidelizar os já existentes.
A realidade é que estas redes já estão em nosso dia a dia e não temos como fugir disso. Desse modo, podemos utilizá-las como um veículo para conquistar mais alunos, dia após dia.
Imagina comigo? O Brasil é o terceiro país mais conectado do mundo, utilizando as redes por, em média, 3 horas e 42 minutos, todos os dias. Mais de 150 milhões de brasileiro são usuários fiéis, correspondendo a uma taxa de 70% de toda a população nacional.
Além disso, ao pensarmos na faixa etária, o maior público está entre 16 e 24 anos. Algo semelhante com os clientes de sua autoescola? Será coincidência ou você está perdendo clientes em potencial por não investir em uma rede social de qualidade?
Fique tranquilo, nós te ajudaremos a dar um upgrade na sua autoescola nas redes sociais. Confira abaixo as melhores dicas para ser conhecido e referência na internet. Veja:
Esteja presente
Esteja onde seus clientes estão
De maneira geral, é importante que você esteja presente, seja visto e lembrado.
Para isso, não deixe de utilizar estas redes sociais:
Aproximação com o público
As mídias sociais permitem que você esteja próximo do seu público-alvo, construindo conexões profundas e lembrando-o constantemente que seu negócio está ali, caso ele precise.
Assim, seu CFC poderá utilizar das redes para mostrar o dia a dia, a didática, passar informações e até tirar dúvidas, fortalecendo a conexão e criando uma rede de confiança.
Ou seja, faça postagens úteis, dinâmicas e que atraiam o perfil de cliente ideal para a sua autoescola. Você pode falar sobre os documentos necessários para tirar a carteira, os trâmites e as demais perguntas que aparecem corriqueiramente em seu estabelecimento. É isso que eles esperam encontrar: respostas rápidas e diretas.
Portanto, seja você o meio em que ele solucionará dúvidas, assim, você demonstra domínio e aumenta consideravelmente as chances de adquirir um lead, a longo, médio ou curto prazo.
Interaja com o usuário
O Facebook e o Instagram são redes muito vivas, exigindo que a interação faça parte da constante manutenção das mesmas. Em outras palavras, não adianta apenas criar um conteúdo e publicá-lo. É fundamental que você tenha agilidade para o atendimento que pode e vai surgir nestes canais.
Uma dica muito relevante é criar um banco de respostas prévias, tornando o processo mais rápido, eficiente e prático.
Fale a língua dos seus clientes
Apesar de as redes serem usadas para área profissional e divulgação (é claro que é necessário ter profissionalismo e seriedade), agir nas redes como robôs não trás uma boa impressão para quem está acompanhando.
Portanto, é preciso falar a língua de quem usa esses canais, agir de uma forma mais descontraída e natural é o melhor caminho para que seus clientes sintam identificação e queiram estar ali.
Induza o usuário à agir
O usuário é bombardeado de conteúdo todos os dias, como fazer com que seus posts recebam atenção e alcance o engajamento esperado? Criatividade e chamadas de atenção são inevitáveis neste momento.
Sendo assim, busque publicar conteúdos ricos e relevante, àqueles que valem a pena os minutinhos que ele perde (mas na verdade ganha), lendo o seu post. Foque em novidades, lançamentos, notícias e informações sobre o segmento.
Além disso, induza-o a agir. Como? Utilizando palavras que gerem gatilhos mentais, bem como “experimente agora”, “imperdível”, “somente hoje”…
Invista em vídeos
Recentemente, o dono do Instagram anunciou que o foco da rede não é mais em fotos e sim, em vídeos. A aposta para esta rede é em entretenimento, focando em vídeos, cada vez mais dinâmicos e atrativos.
Conseguimos enxergar a tendência olhando o TikTok e também, para o Youtube, que expandem em largos passos. Portanto, adaptar-se a esta nova demanda de mercado é importante para destacar-se e conquistar a proximidade esperada com o seu público.
Faça promoções
As promoções são uma grande estratégia de marketing para autoescola nas redes sociais, visto que despertam o interesse e chamam a atenção do consumidor.
Entretanto, você precisa conhecer o seu público e fazer estas promoções personalizada para ele. Uma dica é criar uma promoção para quem está completando 18 anos, além de ofertas em datas comemorativas, onde seu cliente sente-se mais impactado por suas ações.
Poste seus feedbacks
É muito mais fácil adquirir um serviço que possui boas recomendações, não é? Por isso, é muito legal que você poste, com a autorização, os feedbacks que seu cliente lhe enviam.
Além disso, se seu CFC possui alto índice de aprovação, utilize disso para alavancar ainda mais o seu reconhecimento e credibilidade. Lembre-se que nome e foto podem tornar o post ainda mais real e convincente.
Dicas para realizar boas publicações de autoescola nas redes sociais
Dica 1: Vá direto ao ponto
Ninguém gosta de textos enormes ao qual demanda muito tempo para ler, então seja objetivo nas suas publicações.
Dica 2: Cuide do português
Todos nós já nos deparamos como publicações cheias de erros de português ao qual ficamos corrigindo mentalmente, e isso não passa credibilidade para o autor do post.
Portanto, escrever corretamente é obrigatório para que suas publicações tenham relevância. Mas lembre-se, não é aconselhável falar de forma extremamente formal, expresse-se de uma forma natural e clara, revise seus textos e confira se está tudo escrito com sutilidade.
Dica 3: Use imagens ilustrativas
Evite publicações com textos grandes, use imagens para ilustrar o assunto e uma descrição breve, caso precise de mais que algumas palavras para expressar o que precisa, utilize a legenda, deixando assim a sua publicação mais limpa e atrativa.
Dica 4: Seja criativo
Evite postar sobre o mesmo assunto, crie coisas novas sempre e faça posts com visual e legenda diferentes, garantindo que o usuário encontre a identidade que seu CFC possui.
Dica 5: Não mude o seu foco
Evite mudar de foco nas suas postagens, o seu negócio é um CFC, então publique coisas relacionadas a ele, não desvie o foco postando sobre outras coisas.
Dica 6: Use todos os canais que a rede oferece
No Instagram, por exemplo, existem várias linhas ao qual pode seguir como publicações em feed, stories, IGTV e Reels, use as possibilidades existentes e se possível publique conteúdo para todas elas.
E não se esqueça de que se for divulgar suas redes em outros canais como revistas e jornais por exemplo, não deixe de informar suas redes para que seus clientes em potencial te encontrem.
O impacto do atendimento em sua autoescola
Uma rede social bonita não é o suficiente para que seu negócio seja um sucesso. Sendo assim, para que você arrecade clientes e eleve os resultados é essencial ter um atendimento para CFC de qualidade.
Em síntese, promova um atendimento que impressiona e satisfaz de primeira. Como? Um super atendimento é ágil, rápido e inteligente. É quando seus alunos e potenciais clientes se sentem atendidos em suas demandas de forma profissional, educada e sem perdas de tempo.
É totalmente diferente daquele tipo de atendimento onde o cliente fica aguardando muito tempo em filas de espera porque seus funcionários estão atarefados demais em meio a papeladas e burocracias.
Então, se o seu CFC está tendo dificuldades em agilizar o atendimento de autoescola, muitas vezes o problema está na falta de ferramentas adequadas para sua equipe extrair o melhor de si.
Outra dica importante é entender bem seu público-alvo. Os alunos de hoje querem mais opções de atendimento, através de canais online e mais ágeis, com uso de aplicativos que facilitam o agendamento de aulas. Esteja disponível nestes canais, principalmente agora com o acirramento da concorrência entre autoescolas.
O poder da internet para sua autoescola
A internet é sua grande aliada para travar essa guerra, chamada sucesso. Sim, se bem utilizada, as mídias sociais trabalham para você e mantem a sua reputação e credibilidade.
O poder da internet para a manutenção dos clientes e prospecção de novos públicos, é imensa. Sendo assim, invista fortemente em conteúdos de qualidade, conforme as dicas acima citadas.
Por fim, tenha a certeza de que todo trabalho realizado repetitivamente, com foco e dedicação, gerará bons frutos. Afinal, parafraseando Shiv Sing, o propósito de um negócio é conquistar clientes que conquistam clientes. Você tem feito um trabalho digno, para conquistar seus clientes?
A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
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Tudo certo até aqui? Se você ficou com alguma dúvida sobre autoescola nas redes sociais, deixe um comentário que nós te ajudamos. Se este conteúdo foi útil para você, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos artigos diretamente no seu e-mail.