A DRE, também conhecida como Demonstração do Resultado de Exercício, é um relatório contábil que pode ajudar a autoescola no planejamento estratégico das suas finanças.
As informações inseridas neste documento mostram, com exatidão, quais foram as operações financeiras em um determinado período. Também, se o CFC apresentou prejuízo ou lucro neste tempo.
Atualmente, muitas autoescolas buscam por um sistema que disponibilize a DRE, mas poucas fazem os lançamentos necessários para atualizar o relatório e se beneficiar das informações.
O seu CFC sabe quais informações precisam ser preenchidas e como fazer a análise correta dos números?
Veja neste artigo como a DRE funciona, quais dados devem ser lançados no sistema e como sua autoescola pode usar o documento a favor dos negócios! 😃
Como funciona a DRE?
A DRE é um relatório que resume as operações financeiras da empresa. Portanto, funciona como um diário que documenta todas as informações relacionadas às receitas e despesas em um determinado período.
Quando preenchida corretamente, a DRE se torna uma ferramenta extremamente eficaz para a gestão dos negócios. Afinal, por meio dela o CFC consegue identificar com clareza se está tendo lucro ou prejuízo, e quais ações estratégicas precisam ser colocadas em prática para melhorar os resultados.
Benefícios de usar a DRE na autoescola
A grande vantagem de usar a DRE é que a autoescola garante uma visão mais ampla sobre todas suas operações financeiras. Ela passa a distinguir qual foi o total de vendas no período, quais foram os custos operacionais totais, entre outros insights.
Mas, garantir a visibilidade sobre as operações financeiras é apenas uma das inúmeras vantagens. Abaixo veja todos os benefícios que a autoescola pode adquirir apenas usando a DRE:
1- Ajuda a identificar e reduzir custos desnecessários
Assim que a DRE é estruturada, a autoescola consegue identificar mais facilmente onde se concentram os custos. Isso porque no “esqueleto” deste relatório, as informações como custos dos serviços prestados, despesas operacionais e despesas financeiras são lançadas separadamente.
A autoescola pode, portanto, usar as informações lançadas no documento para elaborar estratégias que reduzam ou até mesmo eliminem os custos desnecessários.
2- Garante uma tomada de decisão mais inteligente
Todo mundo pode elaborar estratégias e tomar decisões com base no feeling. No entanto, por que a autoescola deveria correr o risco de fazer alguma ação errada se pode direcionar os recursos e esforços de forma assertiva, com base em números?
A DRE proporciona uma visão real sobre todas as operações financeiras do CFC, e aponta, inclusive, se a empresa teve ou não lucro. Então, se o resultado líquido do exercício for positivo, é possível usar essa informação para fazer novos investimentos. Ou, no caso do resultado ter sido negativo, buscar soluções mais inteligentes para aumentar as receitas e a lucratividade.
3- Melhora a gestão dos negócios
Uma vez que ajuda a autoescola a obter uma visão ampla sobre as operações financeiras e a tomar decisões mais assertivas, podemos dizer que a gestão dos negócios passa a ter uma melhora significativa.
O CFC adquire conhecimento sobre o total de despesas e receitas no período, sabe quais custos são desnecessários e, com acesso a essas informações, pode se programar estrategicamente para garantir apenas lucro no curto, médio e longo prazo.
Informações que precisam ser preenchidas no relatório
Agora que você já sabe como a DRE funciona e como pode ajudar a autoescola no planejamento estratégico das finanças, vamos avaliar as informações que integram este relatório.
- Receita Operacional Bruta: engloba todas as entradas de recursos na autoescola. Aqui entram receitas com vendas de produtos, bem como de prestações de serviço;
- Deduções da Receita Bruta: inclui todos os abatimentos que o CFC teve sobre essas vendas. Aqui podem ser cancelamentos de aulas, impostos, entre outros;
- Receita Operacional Líquida: corresponde ao montante recebido pelas vendas de produtos e serviços, menos os abatimentos;
- Custos das Vendas: é a soma de tudo que a autoescola gasta para vender seus produtos e serviços. Por exemplo: pagamento de fornecedores, seguros, etc;
- Resultado Operacional Bruto: pode-se dizer que esse item representa é o “lucro” que a autoescola teve antes de abater suas despesas operacionais;
- Despesas Operacionais: corresponde a todos os gastos que a autoescola teve para a realização das atividades. Aqui entram encargos, pagamento de funcionários, aluguel, contas de água e luz, impostos, entre outros;
- Despesas Financeiras Líquidas: engloba todas as obrigações financeiras da autoescola como, por exemplo, juros de aplicações financeiras e tarifas bancárias;
- Outras Receitas e Despesas: aqui entram as receitas e despesas que não estão relacionadas às principais atividades da autoescola;
- Resultado Operacional antes do IR e CSLL: corresponde ao “lucro” antes da autoescola deduzir o valor do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
- Lucro Líquido antes das participações: é o lucro que a autoescola teve antes de realizar o pagamento do pró-labore aos sócios;
- Resultado Líquido do Exercício: corresponde ao valor final da DRE, que mostra se a autoescola teve ou não lucro.
E aí, preparado para usar a DRE a favor dos negócios?
Como mencionamos, muitas autoescolas estão buscando por um sistema que disponibilize a DRE. Mas, lembramos: para se beneficiar do relatório, é muito importante que você e toda a sua equipe façam os lançamentos necessários para que o documento fique atualizado e tenha apenas informações verídicas sobre as operações financeiras.
Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente no seu e-mail! 👇🏼