Passar no exame de direção é um sonho para muitas pessoas. Contudo, existe um fator que pode deixar essa conquista bastante difícil: o nervosismo!
Todos já ficamos nervosos em algum momento da vida. Mas quando falamos em tirar a carteira de habilitação, passar na prova do CFC certamente é um dos momentos mais tenebrosos. Afinal, além de gerar muita expectativa, é considerado um marco para a vida adulta.
Para as autoescolas, que são encarregadas de guiar as pessoas até esse sonho, a responsabilidade é imensa. E, inclusive, vai exigir cuidados com o aluno já desde o primeiro contato.
Quer saber como o seu CFC pode proporcionar uma experiência mais tranquila para o aluno passar no exame de direção? Então continue lendo este artigo para descobrir o que geralmente ocasiona medo, e como o instrutor pode atuar para aumentar a confiança do aluno.
Esperamos que goste! 🙂
Qual a importância do CFC ajudar o aluno a tirar a carteira de habilitação?
Como você avalia a qualidade dos serviços prestados no seu CFC? É pela quantidade de feedbacks recebidos, número de clientes cadastrados na carteira ou total de alunos que conseguiram passar no exame de direção?
Embora a quantidade de feedbacks e o número de clientes tenham peso na hora de avaliar uma autoescola, não podemos esquecer que o CFC vai ser medido, também, pelo total de alunos formados. Então, assegurar que o aluno terá um bom desempenho durante a realização da prova é extremamente importante para a autoescola garantir a sua reputação.
Pense só, de que adianta o CFC ter uma carteira com mais de cinquenta clientes se a taxa de reprovação é 25%? Que credibilidade a autoescola vai ter para mostrar que a empresa é comprometida com o sucesso do aluno?
Questões como elaborar um bom plano pedagógico, assegurar um bom atendimento, investir em novas tecnologias e contar com uma equipe eficaz é importante para construir um CFC de sucesso? Sem dúvida! Mas não podemos esquecer que aplicar estratégias para garantir a aprovação dos alunos no exame de direção também é necessário.
Por que o aluno fica nervoso no exame de direção?
É comum as pessoas ficarem ansiosas quando um evento importante está prestes a acontecer. E no caso do aluno, que precisa fazer uma prova para conseguir tirar a primeira carteira de habilitação, o nervosismo pode ser ainda maior.
Geralmente o aluno fica nervoso porque não quer fracassar, mas existem outros motivos que podem afetar (e muito) a sua performance durante a realização da prova do CFC. Para ter ideia, a presença dos pais, o mal-estar momentâneo, sentimento de incapacidade, medo de rejeição e até a comparação com outros colegas têm impacto sobre o seu desempenho.
Nesse sentido, muitos instrutores podem se perguntar: “O que posso fazer para passar mais tranquilidade para o aluno no exame de direção?”
Infelizmente não existe uma fórmula mágica para isso. Contudo, o instrutor da autoescola pode tomar algumas medidas simples que ajudam o aluno a aumentar a sua confiança nas aulas e, inclusive, na hora de fazer a prova.
Como deixar o aluno mais tranquilo na prova do CFC?
Agora que já explicamos a importância de ajudar o aluno a tirar a carteira de habilitação e quais são as razões que o levam a ficar nervoso, veja as dicas que separamos que podem ajudar o aluno a ficar mais tranquilo durante o exame de direção.
1- Treine o percurso com o aluno
Tudo que é novo tende a causar medo no ser humano, e no caso do aluno do CFC não é diferente. Assim sendo, a nossa primeira dica é treinar o percurso com o aluno uma ou duas semanas antes da prova para apresentar a ele todas as particularidades do trajeto como, por exemplo, faixas de segurança, placas e fluxo de pedestres.
Ao conhecer o caminho, ele poderá se sentir mais seguro, tranquilo e confiante para realizar a prova.
2- Ajude-o a trabalhar seus pontos fracos
Em algum momento durante as aulas, o aluno vai demonstrar algumas dificuldades na direção. Pode ser que ele tenha o hábito de não engatar a primeira marcha, não ligar a seta ao mudar o percurso ou não parar na faixa de pedestres, por exemplo.
Caso esses eventos ocorram com frequência já na primeira aula, o indicado é que o instrutor aponte essas falhas quanto antes e instrua o aluno a melhorar os seus pontos fracos.
3- Mantenha um bom diálogo
Se o instrutor quer criar um vínculo com o seu aluno, ele precisa assegurar que vai haver respeito mútuo entre ambos. E não existe forma mais assertiva de fazer isso do que manter um diálogo aberto e transparente já no primeiro contato.
Nada de levantar a voz com o aluno quando ele errar algo ou apontar suas falhas com rispidez, ok? Seja o mais compreensível possível, tente entender suas dificuldades e se coloque à disposição para ouvi-lo e ajudá-lo. Ao fazer isso, o aluno vai perceber que pode confiar na equipe do CFC e em seu instrutor.
4- Respeite o tempo de aprendizado do aluno
Além de treinar o percurso com o aluno, ajudá-lo a trabalhar em seus pontos fracos e manter uma boa comunicação, o instrutor também precisa dar espaço e tempo para o seu aluno aprender.
Se pressioná-lo, o efeito pode ser devastador para o aluno e ele ficar ainda mais nervoso do que quando começou as aulas. Além disso, o nervosismo tende a fazer com que as pessoas não retenham nada das informações e isso, consequentemente, pode prolongar o seu aprendizado. Por isso, tenha paciência!
Viu só como ajudar o aluno a passar no exame de direção pode ser simples? Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para que possamos te auxiliar!